Por que estudar no exterior?

Por que estudar no exterior?
5 (100%) 1 vote

Por Que Estudar no Exterior?

Estamos nesse mundo para viver novas experiências e fazer a diferença, não é mesmo? Existem muitas formas de alcançarmos esses objetivos e uma das mais conhecidas é ir morar fora do país buscando formação.

Ter essa dúvida é natural, especialmente quando consideramos ser muito difícil sair da nossa própria zona de conforto. Gostamos de estar em lugares onde nos sentimos confortáveis e acolhidos, mas isso nem sempre é possível quando nos lançamos longe de tudo conhecido

publicidade:

Por que estudar no exterior?

Quem nunca sonhou em fazer um intercâmbio nos EUA? Ou até mesmo um curso de medicina ou direito no exterior?

Para te ajudar a decidir qual caminho, listamos alguns motivos pelos quais você deve responder a pergunta: Por que estudar no exterior?

Com certeza existe suas vantagens e desvantagens. Mas eu digo com um enorme SIM, porque sem sombra de dúvidas essa aventura todos devem experimentar! Vem conferir!

Por que estudar no exterior?

  1. Vai deixar seu currículo incrível

O mercado de trabalho brasileiro anda muito disputado, especialmente em tempos de severa crise econômica. Tendo isso em vista é sempre importante ter alguma para te destacar da massa, e esse “plus” pode ser com certeza um curso internacional, fazendo o seu currículo brilhar!

Além disso, se seu sonho é sair do Brasil de vez, em algum momento da sua vida, estudar fora agora pode ser um passo e tanto na sua preparação, já que muitas empresas internacionais preferem ter em seus quadros pessoas das quais já viveram experiências prévias morando e estudando fora.

Essa então é a sua chance de sair na frente e começar a desenhar um destino além das nossas fronteiras!

  1. Vai ter permitir aprender um novo idioma

A não ser que procure um país de língua portuguesa, é fato: terá de aprender um novo idioma para se comunicar, servindo não apenas para seus estudos, mas também para a sua vida lá fora.

Ter fluência em um novo idioma (principalmente inglês) abre muitas portas na vida de qualquer pessoa, então certamente estamos falando aqui do tipo de oportunidade da qual não pode desperdiçar!

vantagens e desvantagens de estudar no exterior

  1. Vai ter tornar mais independente

Atualmente é muito comum ter mais de 20 anos e morar com os pais. Muitos chegam aos 30 assim e não há nenhum problema com isso, mas estudando fora do Brasil você provavelmente também ficará longe da sua família, te permitindo desenvolver habilidades importantíssimas, tornando-o independente.

publicidade:

Se você não sabe fazer tarefas domésticas, nunca foi responsável pelo pagamento das próprias contas ou jamais precisou abastecer a dispensa saiba que acabará descobrindo como fazer isso tudo rapidinho, na base da marra e da necessidade, que costumam ser as melhores formas de aprender!

  1. Vai te mostrar um jeito novo de aprender

Obviamente quem nunca estudou fora do Brasil não se dá conta, mas a nossa metodologia de ensino é muito diferente da empregada internacionalmente. Saber disso pode ser um choque.

Mas já parou para pensar o quão maravilhoso seria descobrir uma forma nova de aprender enquanto está estudando em outro país?

vale a pena fazer faculdade no exterior

Isso pode aumentar as suas capacidades cognitivas e te ajudar a desenvolver competências como nunca antes! É também uma possibilidade de finalmente aprender aquele conteúdo do qual nunca fez sentido para você.

  1. Vai te transformar enquanto ser humano

Quando estamos na nossa zona de conforto somos cercados de pessoas que amamos e também situações já conhecidas. Raramente ficamos sozinhos e como dificilmente experimentamos novidades não nos vemos instigados e estimulados em nenhuma instância.

Aqueles que vão estudar fora se veem muito sozinhos a princípio, sendo um baita exercício de autoanálise! Você poderá se conhecer e se entender como nunca, e isso é maravilhoso!

Além disso, você conhecerá uma nova cultura e gente muito diferente da que está acostumado! Tudo isso é experiência de vida e muda a nossa forma de ver o mundo, de ver as nossas origens e de ver a gente mesmo! É incrível e inesquecível!

Por que estudar no exterior? Veja abaixo um vídeo depoimento de uma aventureira.

Graduação no exterior, vale a pena?

Muitas pessoas tem dúvida se vale a pena fazer uma faculdade, pós graduação ou até mesmo um mestrado no exterior. Isso por conta dos custos e pelo fato de ficar um tempo afastado do mercado de trabalho.

Mesmo você escolhendo cursos caros como medicina, direito ou comércio no exterior, tenho certeza que valerá a pena sim. Isso por causa de todos os motivos do quais já citamos acima. Tenho certeza que a experiência e a bagagem que irá criar, valerá cada centavo gasto.

É melhor estudar medicina (por exemplo) fora do país?

Essa é uma resposta muito complexa. Depende muito do país escolhido e obviamente da instituição de ensino. Entretanto, aqui no Brasil, um curso de medicina chega a ser caríssimo, limitando o acesso de muitas pessoas. Coisa que em outros países, você consegue com mais facilidade (mesmo sendo estrangeiro). Basta saber pesquisar corretamente.

Quais são os valores? É possível fazer uma graduação de medicina de graça?

Os valores depende muito do país que você for, do curso e do estilo de vida. Caso você nunca tenha saído do país, e não tenha nenhum contato lá fora, eu aconselho a procurar uma agência de intercâmbio que vai ter ajudar nisso.

Em relação ao curso gratuito: Sim, alguns países oferecem isso. Ou até muitas vezes, o governo brasileiro oferece programa de estudos com bolsa. Veja abaixo alguns dos países que é possível conseguir um curso de graça (ou quase de graça):

  • França;
  • Alemanha;
  • Portugal;
  • Finlândia;
  • Noruega;
  • Eslovênia.

Aproveite esse ano de 2017 para programar seu programa de intercâmbio ou até mesmo estudar na melhor universidade. Essa experiência é única!

Ainda está na dúvida do por que estudar no exterior? Se tiver a oportunidade, não pensa duas vezes. Apenas vai! Agora só falta descobrir os destinos, se preparar e voar alto!

 

 

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *