Estudar fora: 10 dicas para conseguir

publicidade:

Cursar uma graduação, uma pós-graduação ou até mesmo concluir o ensino médio em outros países é o sonho de muitos estudantes, que veem a chance de estudar fora do país como uma grande possibilidade de dar aquele plus em sua carreira.

Entretanto, conseguir realizar esse desejo pode ser muito difícil. Além da competição acirrada enfrentada nos principais centros educacionais, há o custo envolvido em se manter fora do país.

publicidade:

Estudar em países como Estados Unidos, Austrália ou em alguma nação da Europa não é barato. Por isso, algumas famílias não conseguem realizar esse desejo, e terminam esquecendo a ideia de estudar fora.

Mas, se você não está disposto a entrar nesse tipo de estatística e deseja muito estudar fora, então esse texto é para você. Aqui daremos dez dicas para você conseguir o diploma internacional que tanto deseja.

Estudar fora: 10 dicas para conseguir

1.Monte um bom planejamento

Para conseguir estudar fora você precisa ser extremamente organizado. Por isso, antes mesmo de começar os trâmites para tentar se candidatar a uma vaga, inicie seu planejamento. Defina, por exemplo, qual a instituição que você busca, o tipo de curso e quais documentações e informações você precisa enviar para ser aceito.

2.Seja proativo

Descobrir tudo o que é necessário para estudar fora pode parecer complicado e requerer muita pesquisa. Então, não espere que nada caia do céu para você. Seja proativo. Faça pesquisas, pergunte, converse com pessoas que possam responder suas perguntas. Aprenda tudo o que puder sobre a universidade ou escola que deseja ir, assim suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente.

3.Seja ativo dentro e fora da escola

Quando pensamos no que é necessário para ser aceito em uma instituição de ensino no exterior, boas notas é a primeira coisa que vem à nossa mente, certo? Mas, e se disséssemos que algumas instituições não valorizam tanto assim um estudante nota 10? Parece estranho? Mas é a verdade. Atualmente, ter um bom currículo é importante, mas ser um aluno ativo, engajado, que tenha outras atividades além do estudo pode lhe ajudar muito.

Existem muitos cursos gratuitos na internet que você pode fazer e se profissionalizar. Além isso, considere fazer trabalho voluntário, se envolver em causas em que acredita ou organizar atividades culturais na escola. Isso lhe ajudará muito na hora da tentar uma candidatura em uma escola internacional.

4.Aprimore o segundo idioma

Quem vai estudar no exterior precisa dominar uma segunda língua. Então, para conseguir se dar bem fora do país, comece a aprimorar outro idioma. Reserve algumas horas todos os dias para estudar, sozinho ou com amigos.

5.Defina o tempo que quer passar no exterior

Como parte de seu planejamento, planeje quanto tempo deseja estudar fora. Esse período irá variar de acordo com seus objetivos. Por exemplo, se quer melhorar a fluência em um idioma, duas a seis semanas são o suficiente. Agora, se você deseja cursar uma graduação ou pós-graduação, precisará de dois anos ou mais.

6.Se planeje financeiramente

O planejamento financeiro é essencial para quem quer estudar fora. Então, antes de tudo, defina como vai pagar seus estudos e o que é preciso fazer para conseguir os recursos necessários.

7.Escolha um bom local de hospedagem

Estudar fora não envolve apenas ter um bom currículo e ser fera no idioma. É preciso morar, certo? Então avalie muito bem onde ficará hospedado durante o tempo em que estiver em outro país. Verifique se a escola que deseja oferece hospedagem ou precisará buscar uma hospedagem por conta própria. Albergues e repúblicas estudantis podem ser uma boa ideia para quem quer reduzir custos.

8.Providencie o visto

O visto é essencial para que você seja aceito em outro país. Então, para não ver seus esforços jogados fora, pesquise tudo o que é necessário para que sua entrada em outro país seja aprovada.

publicidade:

9.Pesquise critérios de admissão

Outro ponto importante para quem deseja estudar fora é conhecer todos os critérios de admissão de uma determinada instituição. Saiba o que eles cobram para ser aceito e como se preparar.

10.Obtenha ajuda especializada

Conseguir estudar fora pode ser ainda mais complicado do que se imagina graças à burocracia. Então, para não perder tempo, procure ajuda especializada. Consultar agências de intercâmbio escolar pode ser uma boa pedida.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Estudar fora: 10 dicas para conseguir
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *